Um clássico das lendas populares é a história do motorista que concede carona a alguém que encontra na estrada, sem saber que se trata de um fantasma. O desenvolvimento dessa história é conhecido, mas ainda assim desperta a curiosidade das pessoas. Entre o que mais chama atenção, pode-se destacar o final misterioso, o qual deixa em aberto a finalidade do encontro entre o viajante vivo e o viajante não-vivo. Em função da popularidade dessa história, muitas são as referências que podem ser apontadas, desde livros que a reproduziram, a estudos que tentaram compreender suas origens e versões.
De acordo com os relatos, tudo começa com um indivíduo passando com seu automóvel tranquilamente, em uma noite fria e calma. Em um determinado momento, quando a estrada está tão silenciosa a ponto de o motorista se sentir a única alma viva por ali, surge uma moça sozinha no canto da estrada, com aparência cansada e sofrendo com o frio.
Em um gesto comedido, ela pede carona. O motorista se encontra na situação de ser a única salvação para aquela pessoa escapar do frio e dos perigos que possam estar à espera de alguém em uma noite como esta. Ele solidariamente para seu veículo para que ela entre.
Depois disso, juntos eles seguem viagem à diante na estrada escura. A parceira de viagem segue calada, vagarosamente massageando os braços, come se estivesse tentando se aquecer. O motorista fica com receio de tentar engrenar uma conversa, percebendo o estado debilitado da mulher. E assim o ambiente entre os dois vai ficando sombrio. Ele quer chegar na próxima cidade o quanto antes para deixá-la em um local seguro. Após algum tempo, são avistadas algumas casas. Finalmente um lugar para que alguém possa recebê-la.
No entanto, ao olhar para o lado, na direção da companheira de viagem, encontra-se apenas o banco vazio, deixando o motorista em choque com a situação. Entrando em pânico, o condutor começa a olhar em todas as direções procurando aquela mulher, mas nada encontra. Teria sido um sonho? Teria sido uma alucinação? Como ele poderá provar, inclusive para si mesmo, que de fato aconteceu o que ele acabou de experienciar?
Estudos apontam que, em diferentes lugares e culturas, há muitas histórias parecidas, divergindo apenas em alguns detalhes, como as vestes do fantasma, o veículo utilizado, entre outros.
Referências:
- (Livro) The Vanishing Hitchhiker - de Jan Harold Brunvand;
Esse é considerado um dos primeiros materiais sobre o assunto. - (Série) A Estrada da Morte (Roadkill) - Série Sobrenatural, episódio 16, temporada 2.
- (Música) Bringing Mary Home - de Country Gentleman